Acordo afasta fantasma da greve nas Universidades Estaduais da Bahia

Em resposta a mobilização dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), o Governo Wagner apresentou, na noite desta terça-feira (28 de Maio), uma contraproposta salarial que representa um avanço expressivo na negociação. O executivo propõe a categoria um reajuste de 7% no salário base e a incorporação do restante da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho toda este ano.

Após deflagração do Estado de Greve, nas assembleias docentes de 23 e 24 de Maio, a mesa setorial foi retomada na segunda-feira (27), quando, em duas reuniões, os representantes do governo ainda afirmavam que as propostas feitas até então estavam no seu limite orçamentário. Na oportunidade, foi preciso que o Fórum das Associações Docentes (AD´s) destacasse o alongamento das negociações, cuja pauta foi protocolada há quase um ano. O fórum lembrou ainda, das expectativas criadas por este Governo, ao exigir do Movimento Docente (MD) uma contraproposta exequível e consensual e, por fim, a indignação da categoria, que apesar de demonstrar interesse em solucionar o impasse politicamente, se mantinha mobilizada para o enfrentamento.

A coerência e seriedade dos docentes, na mesa setorial de negociação, garantiu a categoria, além da incorporação total do restante da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) para este ano, sendo 9% em maio, 9% em novembro, e 5,20% em dezembro, o reajuste salarial, para todas as classes e níveis, de 7% para 2014, dividido em 4% para junho e 3% para dezembro. A proposta apresentada, com a mediação do Fórum de Reitores, foi considerada pelo Fórum das ADs como uma conquista para os docentes, que vem demonstrando, através das mobilizações e unidade de ação nas quatro AD´s, o caráter responsável deste movimento. Lembra ainda que, nos últimos anos do governo Wagner, nenhuma categoria conseguiu tamanho reajuste no salário base.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.