Direitos Humanos e Epistemologias do Sul

Prof. Dr. Bruno Sena Martins, pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).
Prof. Dr. Bruno Sena Martins, pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre direitos humanos, epistemologia e racismo, buscando alcançar discentes, docentes e movimentos sociais, o projeto Laikos: enfrentando a desigualdade racial e a intolerância religiosa promove, na próxima quarta-feira (27), o evento “Direitos Humanos e Epistemologias do Sul”, no Auditório Jorge Amado, na Universidade Estadual de Santa Cruz.

A Conferência será proferida pelo Prof. Dr. Bruno Sena Martins, que possui doutorado em Sociologia, é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Atualmente, desempenha no CES as funções de Vice-presidente do Conselho Científico e de Co-coordenador e docente no Programa de extensão acadêmica “O Ces vai à Escola.” É ainda Co-coordenador executivo do Programa de Doutoramento “Human Rights in Contemporary Societies”. É docente no Programa de Doutoramento “Pós-colonialismos e cidadania global”. Entre 2013 e 2016, foi Co-coordenador do Núcleo “Democracia, Cidadania e Direito” (DECIDe).

O projeto Laikos dialoga diretamente com os direitos humanos de igualdade e liberdade, promovendo ações que contribuam para fortalecer esses princípios constitucionais no comprometimento da construção de uma sociedade mais justa e na formação de profissionais cada vez mais associados a uma cidadania ativa.

Em função do comprometimento da UESC em parceria técnico-científica com o Governo do Estado da Bahia com a Rede de combate ao racismo e à intolerância religiosa, da adesão ao Plano Nacional ao Plano Nacional em Educação em Direitos Humanos, do comprometimento particular dos cursos de Direito e Pedagogia com a formação de profissionais vinculados com a defesa dos direitos humanos e enfrentamento às violações destes na região litoral sul da Bahia, busca-se com a iniciativa o estabelecimento de diálogo mais estreito com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, reconhecido centro de pesquisa de vanguarda da Europa, que, em relação aos direitos humanos guia-se pelas teorias do professor Boaventura Sousa Santos, enriquecedoras de reflexões que suscitam posicionamentos sociais para docentes e discentes.

As discussões versarão sobre resultados das linhas de pesquisa dos programas de doutoramentos do Centro de Estudos Sociais – CES da Universidade de Coimbra e informa, as tendências, os caminhos e as conclusões das pesquisas em estudos sobre direitos humanos e pós coloniais.

Dia 27/07/2016

Hora: 19:00h

Local: Auditório do Pavilhão Jorge Amado na UESC

Tema: Direitos Humanos e Epistemologias do Sul

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.