Normas

20120627135609dpthhw5qjrREGRAS GERAIS DE INSCRIÇÃO E SUAS MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

a.    As inscrições de trabalhos são realizadas pela internet, e o interessado deverá escolher, dentre as opções, a condição de OUVINTE, APRESENTAÇÃO DE MINICURSO, APRESENTAÇÃO DE OFICINA, APRESENTAÇÃO DE BANNER ou APRESENTAÇÃO ORAL;

b.    Aquele que se inscrever como APRESENTAÇÃO (Minicurso, Oficina, Banner ou Comunicação oral), automaticamente se inscreve como OUVINTE – dispensando, portanto, o preenchimento do campo próprio desta condição; no entanto, deve o interessado cumprir as condições estabelecidas em Edital para ter sua proposta avaliada;

 

DAS ÁREAS TEMÁTICAS

Ao optar por qualquer das modalidades de apresentação, o inscrito indica qual das linhas de pesquisa em que a apresentação melhor se enquadra, sendo elas as seguintes:

a)    Meio Ambiente, Cidades e Sustentabilidade;

b)    Poder Público e a promoção/proteção dos Direitos Humanos e Fundamentais;

c)    Relações privadas e os Direitos Humanos e Fundamentais;

d)    Cidadania, Educação, Saúde, Relações de Gênero e Diversidade.

 

REGRAS ESPECÍFICAS DE MINICURSOS E OFICINAS

a)    Escolhendo MINICURSO ou OFICINA o interessado indicará, além dos dados de identificação pessoal, o título da participação no evento, os objetivos buscados e os conteúdos tratados na abordagem da atividade e os recursos que pretende utilizar.

b)    As propostas serão julgadas pela Comissão Científica do Evento e, os aceitando, serão organizados nas salas de aulas a serem divulgadas com antecedência a todos do evento.

 

REGRAS ESPECÍFICAS DE BANNER E APRESENTAÇÃO ORAL

a)    Escolhendo BANNER ou APRESENTAÇÃO ORAL o interessado preencherá, além dos dados de identificação pessoal, o título da participação no evento, os objetivos buscados e os conteúdos tratados na abordagem da atividade e os recursos que pretende utilizar.

b)    Na inscrição eletrônica haverá espaços para preenchimento dos dados dos coautores, que deverão se inscrever no evento. Qualquer um deles poderá apresentar o trabalho.

c)    Cada autor somente poderá submeter até 02 (duas) inscrições de trabalho acadêmico, com limite de 03 (três) autores por trabalho. Caso haja excedente de inscrição neste sentido serão considerados para avaliação os dois primeiros trabalhos enviados, descartando os demais.

d)    No ato da inscrição do evento, o interessado (ou interessados, se em coautoria) deverá descrever os dados pessoais, e um pequeno resumo expandido contendo neste as palavras-chave (em até três, separadas por ponto e vírgula, letras minúsculas e que não estejam no título), a introdução (relação assunto-tema-problema, em até cem palavras), as discussões e resultados (ideias e marcos teóricos do problema, em até quinhentas palavras), as conclusões ou considerações finais (em até cem palavras) e as referências utilizadas (mínimo de três, conforme regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 6023).

e)    Na condição de APRESENTAÇÃO ORAL,  o participante, além dos dados descritos acima, deverá enviar – no caso de aprovação do resumo para a apresentação oral – o artigo científico equivalente para o e-mail e na data indicados no Edital específico. Ele deverá ser salvo em formato Word (doc/docx) ou compatível e deverá ser redigido de acordo com as seguintes normas técnicas abaixo descritas:

i.        Extensão dos trabalhos: os textos completos das comunicações orais,    incluindo encabeçamento, resumo, palavras-chave, conteúdo (introdução, itens e conclusão) e referências – devem ter entre 10.000 (dez mil) e 20.000 (vinte mil) caracteres com espaços;

ii.        Cabeçalho: título do trabalho centralizado, nome do(s) autor(es) e instituição a que está vinculado alinhados à direita, fonte times new roman 14, letras maiúsculas.

iii.        Resumo: o resumo, constituído de um único parágrafo de texto seguido que antecede o corpo do trabalho, deve ter, no máximo, 500 caracteres. O resumo deve referir-se ao objetivo do trabalho, ao procedimento metodológico utilizado e aos resultados e conclusões.

iv.        Palavras-chave: até quatro palavras-chave, em caixa baixa, separadas por ponto-e-vírgula, devem completar o resumo e não devem constar do título.

v.        Conteúdo: deverá descrever, em geral, os objetivos do trabalho, os procedimentos metodológicos utilizados e os resultados e as conclusões de que decorrem do trabalho, seja por meio de investigação científica ou experiência extensionista ligados aos direitos humanos e fundamentais.

vi.        Fonte: times new roman com tamanho 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5 no corpo do trabalho.

vii.        Nas citações longas (maiores que três linhas) com recuo ao longo do texto do trabalho utilizar fonte de tamanho 10 e espaçamento simples, sem aspas, sem itálico, com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, justificada, em conformidade com a NBR 10.520/ABNT.

viii.        No que se refere às citações ao longo do texto, utilizar o sistema autor-data ou numérico, conforme NBR 10.520/ABNT.

ix.        Editor: Word for Windows 2003 ou compatível, folha tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de três centímetros, margem inferior e margem direita de dois centímetros.

x.        Citações e referências. Como os trabalhos aceitos pelo Comitê Científico serão publicados, se requer o estrito cumprimento das normas da ABNT nas citações ao longo do texto e nas correspondentes referências no final do trabalho.

f)     As propostas serão julgadas pela Comissão Científica do Evento e, os aceitando, serão organizados nas salas de aulas a serem divulgadas até o dia da apresentação.

g)   Durante a realização do Grupo de Trabalho (GT) o participante terá entre 05 (cinco) e 10 (dez) minutos para fazer sua exposição oral acerca do trabalho aprovado, submetendo-se a seguir às perguntas e posições dos demais participantes e do Presidente de mesa da sessão. Os melhores trabalhos serão divulgados ao final do Evento, com possibilidade de premiação.

h)    a apresentação de banners também seguirá agendamento divulgado em Edital específico, e os pôsters deverão seguir a seguinte formatação:

i.         Largura de 90 (noventa) centímetros e altura de 120 (cento e vinte) centímetros. Os textos, figuras e tabelas, em geral, dos pôsteres devem ser formatados de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (Normas de Apresentação Tabular, 1993).

ii.        As fontes do texto devem estar em formatação (tipo e tamanho) que possam ser lidas à distância de um metro e meio e deverão conter a logomarca da instituição de vínculo e do órgão de fomento, se houver, com o título em caixa alta e negrito, centralizado ao alto do pôster (banner) e, abaixo dele, os nomes dos autores, a descrição de vínculo e seus respectivos e-mails.

iii.        Na ocasião o Comitê Científico avaliará a qualidade dos trabalhos e poderá solicitar esclarecimentos ou fazer perguntas a respeito. Os melhores trabalhos serão divulgados ao final do Evento, com possibilidade de premiação.

Deixe uma resposta