V ENPEX

O Departamento de Ciências Jurídicas da UESC, nos dias 17, 18 e 19 de Setembro deste ano, promoverá conjuntamente dois grandes eventos consagrados no calendário jurídico: a XVII Semana Jurídica da UESC e o V ENPEX – Encontro Nacional em Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos da Universidade Estadual de Santa Cruz.

A Semana Jurídica da UESC, em sua décima sétima edição impulsionará debates e reflexões sobre os temas mais atuais e polêmicos na seara processual. Com o tema –Processo: múltiplos olhares, contemplará as noites do evento realizando conferências com especialistas renomados nacionalmente em processo civil, empresarial, trabalhista e penal.

O V ENPEX – Encontro Nacional em Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-Ba) em sua quinta edição tem por objetivo congregar os resultados de pesquisa e extensão aplicados ao contexto de direitos humanos e fundamentais a partir dos estudos acadêmicos de investigação científica e experiências extensionistas de autores regionais e nacionais das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

Com o tema central Violências e direitos humanos sob o viés da memória no Brasil, o V ENPEX visa refletir sobre as diversas formas de violência que impactaram a sociedade brasileira, seus reflexos diretos ou indiretos na cultura jurídica, política e social brasileira para uma maior ou menor efetividade dos direitos humanos. Contemplando especialmente a discussão sobre as repercussões dos 50 anos do golpe militar no Brasil em painél formado por especialistas de diversas áreas.

Neste sentido, o ENPEX contará com momentos para apresentação oral, de banners e realização de minicursos pelos pesquisadores e extensionistas que atuam em Universidades, públicas ou privadas, Instituições de pesquisa ou de extensão e outra organizações que tratam dos direitos humanos e fundamentais e que têm muito a compartilhar das suas experiências.

REALIZAÇÃO: Departamento de Ciências Jurídicas juntamente com o Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos (GPDH), o REDIREITO – Grupo de pesquisa Revisando direitos em gênero, raça/etnia, geração e sustentabilidade. APOIO: Projetos de Extensão e Complexo Educacional Damásio de Jesus.

Deixe uma resposta