Kits marisqueiras entregues em Canavieiras

Secretária Vera Lúcia (3ª à esquerda), com representantes da SPM, Bahiapesca, Rede de Mulheres, UESC e Prefeitura.
Secretária Vera Lúcia (3ª à esquerda), com representantes da SPM, Bahiapesca, Rede de Mulheres, UESC e Prefeitura.

Nessa terça-feira (11), em cerimônia presidida pela Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Lúcia Barbosa, foram entregues quarenta kits de equipamentos de proteção individual a pescadoras e marisqueiras de comunidades da Reserva Extrativista de Canavieiras. A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Canavieiras, Almir Melo, bem como de representantes de órgãos estaduais, da Câmara de Vereadores e dos parceiros locais, como a Associação Mãe dos Extrativistas de Canavieiras – AMEX e da Rede de Mulheres Pescadoras e Marisqueiras. Participaram do evento dezenas de pescadoras das diversas comunidades da RESEX, que lotaram o auditório da Secretaria de Educação do Município.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Para os representantes da AMEX e da Rede de Mulheres, a entrega dos kits é resultado do trabalho de mobilização das comunidades e da Associação. É a demonstração de confiança de um trabalho que começou pequeno e ganhou corpo, chamando a atenção de organismos regionais, nacionais e até internacionais. Em sua fala, a Secretária de Políticas para as Mulheres ressaltou a importância das parcerias institucionais, principalmente com a Bahiapesca e com a CAR – organismos da administração estadual que lidam com o fomento às atividades produtivas, e também com as entidades da sociedade civil.
A Rede de Mulheres de Comunidades Extrativistas do Sul da Bahia existe desde 2009, quando iniciou suas atividades com a execução de um projeto aprovado pela ONU Mulheres. De lá para cá, já realizou dois grandes encontros de mulheres, bem como inúmeras atividades de mobilização, capacitação e fortalecimento das ações de emancipação feminina, atuando em oito municípios do sul da Bahia. Tem firmado diversas parcerias com organismos governamentais e não governamentais, e na UESC mantém atividades junto aos projetos Conhecimento, Inclusão e Desenvolvimento (CID) e com o Serviço de Referência dos Direitos da Mulher (SER-Mulher), com as finalidades de capacitação, assessoramento na elaboração e execução de projetos e diagnósticos socioeconômicos. Atualmente, se encontra em fase de finalização de projeto financiado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, denominado “Fortalecimento da Rede de Mulheres do Sul da Bahia”.

Auditório lotado na entrega dos kits de EPI's
Auditório lotado na entrega dos kits de EPI’s

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.