
Nessa terça-feira (11), em cerimônia presidida pela Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Lúcia Barbosa, foram entregues quarenta kits de equipamentos de proteção individual a pescadoras e marisqueiras de comunidades da Reserva Extrativista de Canavieiras. A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Canavieiras, Almir Melo, bem como de representantes de órgãos estaduais, da Câmara de Vereadores e dos parceiros locais, como a Associação Mãe dos Extrativistas de Canavieiras – AMEX e da Rede de Mulheres Pescadoras e Marisqueiras. Participaram do evento dezenas de pescadoras das diversas comunidades da RESEX, que lotaram o auditório da Secretaria de Educação do Município.
Para os representantes da AMEX e da Rede de Mulheres, a entrega dos kits é resultado do trabalho de mobilização das comunidades e da Associação. É a demonstração de confiança de um trabalho que começou pequeno e ganhou corpo, chamando a atenção de organismos regionais, nacionais e até internacionais. Em sua fala, a Secretária de Políticas para as Mulheres ressaltou a importância das parcerias institucionais, principalmente com a Bahiapesca e com a CAR – organismos da administração estadual que lidam com o fomento às atividades produtivas, e também com as entidades da sociedade civil.
A Rede de Mulheres de Comunidades Extrativistas do Sul da Bahia existe desde 2009, quando iniciou suas atividades com a execução de um projeto aprovado pela ONU Mulheres. De lá para cá, já realizou dois grandes encontros de mulheres, bem como inúmeras atividades de mobilização, capacitação e fortalecimento das ações de emancipação feminina, atuando em oito municípios do sul da Bahia. Tem firmado diversas parcerias com organismos governamentais e não governamentais, e na UESC mantém atividades junto aos projetos Conhecimento, Inclusão e Desenvolvimento (CID) e com o Serviço de Referência dos Direitos da Mulher (SER-Mulher), com as finalidades de capacitação, assessoramento na elaboração e execução de projetos e diagnósticos socioeconômicos. Atualmente, se encontra em fase de finalização de projeto financiado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, denominado “Fortalecimento da Rede de Mulheres do Sul da Bahia”.
