2012

I QUARTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

I Quarta da Consciência Negra

Foi a primeira edição de evento para reflexão sobre o Dia da Consciência Negra promovido pelos pesquisadores do REDIREITO/DCJUR/UESC.

Aconteceu no dia 28/11/2012, com a realização de uma mesa redonda entitulada: Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa no sul da Bahia, composta por:

Dr. Cleifson Dias – Coordenador da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa no estado da Bahi,Pós-graduando em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, pesquisador em Direitos Humanos, Direito Penal, Criminologia e Teoria do Direito: tratando de maneira transversal a temática da violência e  advogado.
Prof. MSc. Ruy Póvoas – Pesquisador do Kàwé – Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais da UESC, Mestre em letras Vernáculas pela UFRJ, Escritor e Poeta Membro das Academias de Letras de Ilhéus e Itabuna e Babalorixá do Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon
Marinho Rodrigues presidente da Ong.Gongombira de Cultura e Cidadania,Vice Presidente da Associação Beneficente e Cultural do Terreiro de Matamba Tombenci Neto,Fundado do Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze. Tata Kambondo do Terreiro Matamba.
E a participação ativa dos representantes dos movimentos artísticos e culturais negros  e religiosos de matriz afro da região que se fizeram presentes.

Exposições do Prof. Ruy Póvoas na mesa redonda do evento:

I Quarta da Consciência Negra – Ruy Póvoas

Considerações de Eguinado Ferreira França, historiador, coordenador e Fundador  do Projeto Encantarte e do Pré – universitário para Afrodescendentes – PREAFRO

Periferia e Auto Afirmação resistência à flor da pele

 

FOTOS DA I QUARTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 

Deixe uma resposta