Projeto “Direitos Socioambientais” seleciona bolsista de ensino

 

bolsa

O Projeto de Ensino “Direitos Socioambientais: perspectivas interdisciplinares” seleciona bolsista de graduação da UESC para atuar em atividades relacionadas a Meio Ambiente e Sociedade. O projeto, coordenado pelo prof. Guilhardes Júnior, do Departamento de Ciências Jurídicas, está vinculado à disciplina Direito Ambiental, e tem o objetivo de articular saberes oriundos do Direito e da Comunicação Social, para o estimulo de graduandos para a vida e produção acadêmicas, para a leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos científicos, com a devida utilização das técnicas próprias de sua formação, e serem capazes de entender a complexidade das relações entre sociedade e meio ambiente e aptos a atuarem em seus respectivos setores profissionais, intervindo de modo a garantir a sustentabilidade socioeconômica, ambiental e cultural em diferentes escalas, por meio de elaboração de materiais audiovisuais a serem utilizados nas aulas e difundidos por meio de midias interativas.

A atividade de ensino prevista visa à produção de materiais (videos, posts, podcasts, informativos) tendo como conteúdo a discussão de conceitos, legislação e jurisprudência ambiental e sua aplicação em casos práticos, além de visitas de campo, que ensejem a atualização bibliográfica, doutrinária, jurisprudencial e de política ambiental, cujo propósito é assegurar aos bolsistas uma compreensão a respeito dos principais fatos que incidem sobre as questões ambientais e tenham interesse jurídico e político. O acompanhamento e a avaliação do trabalho de ensino dar-se-ão em encontros semanais entre o orientador e os discentes, no âmbito do grupo de Pesquisa Revisando Direitos: justiça em gênero, geração, etnia e sustentabilidade. Dessa forma, será fixado um cronograma para melhor acompanhamento das atividades.

O bolsista participará de um Grupo de Pesquisa em fase de consolidação e terá a oportunidade de, junto com a equipe, participar do planejamento de aulas de campo, elaboração de materiais de recursos audiovisuais e manutenção de plataforma computacional (site, sala de aula virtual, etc).

O Edital de Seleção nº 209/2016 tem data limite de inscrição em 30 de novembro, no protocolo da UESC, e se encontra na página da Universidade Estadual de Santa Cruz e pode ser acessado pelo link http://www.uesc.br/publicacoes/editais/11.2016/209.pdf. A seleção ocorre entre os dias 02 e 05 de dezembro, para contratação imediata a contar de 12 de dezembro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.