
As atividades da Operação Forte do Presépio estão chegando ao fim. Na manhã da quarta-feira (17), os Rondonistas da UESC realizaram no Parque ambiental de São Miguel do Guamá a primeira etapa do minicurso sobre “Agricultura Familiar, suas Alternativas de Subsistência” . Estiveram presentes pequenos agricultores, moradores da zona rural do município e estudantes do curso de Meio Ambiente da IFPA (Instituto Federal do Pará).
No período da tarde ocorreu a Oficina “Associações e Cooperativas em Junção com Práticas e Ações Sustentáveis”. O público foi composto por membros de Associações locais, funcionários da prefeitura e estudantes da IFPA.
No dia 18, quinta-feira, realizou-se a segunda etapa do minicurso e da oficina realizados no dia 17. Nesse segundo momento o público-alvo foi submetido a atividades práticas relacionadas ao conteúdo teórico explanado. Além dessas atividades, parte do grupo fez uma visita solidária ao lixão da cidade no turno vespertino para entrega de doces e brinquedos para crianças carentes do local.
Hoje (19), pela manhã, foi realizada a oficina sobre “Economia Solidária”, no Parque Ambiental, também destinada a agricultores e moradores da zona rural. Além disso, outra parte do grupo conduziu a revitalização (limpeza e pintura) da Praça Getúlio Batista, que contou ainda com a participação de moradores de São Miguel do Guamá.
Amanhã (20), os Rondonistas arrumam as malas e retornam a Belém para participar das atividades de encerramento da operação Forte do Presépio.