Menu Grupos

Projeto Rondon: práticas de interação com a comunidade em São Miguel do Guamá

Rondonistas da UESC com participantes das atividades

Rondonistas da UESC com participantes das atividades

O Projeto Rondon continua levando lições de vida e de cidadania às comunidades de São Miguel do Guamá. Na manhã da sexta-feira (12), foi realizado o mutirão da limpeza, contando com a participação dos rondonistas, professores, estudantes do curso técnico em meio ambiente do IFPA (Instituto Federal do Pará) e a Secretaria da Juventude do Município de São Miguel do Guamá. A atividade foi desenvolvida nas ruas do município. O grupo saiu da escola e percorreu as ruas da cidade coletando lixo e falando sobre a importância da preservação do meio ambiente. A atividade foi encerrada na praça da matriz.

No período da tarde realizou-se a segunda parte do minicurso sobre educação e gestão ambiental, com a participação de 35 pessoas, onde foi abordado sobre a importância da reciclagem e exibido o documentário: “Lixo extraordinário”, com posterior discussão do assunto pelo grupo.

Momento da Oficina de Educação Ambiental

Momento da Oficina de Educação Ambiental

Já no final de semana, não houve descanso não. Nos dias 13 e 14 de julho de 2013, a equipe da UESC realizou visitas na comunidade de São Miguel do Guamá (PA). No sábado (13), pela manhã, a equipe visitou uma associação de moradores que realizam artesanato com cerâmica, produzindo canecas, potes e demais artigos. A associação situa-se no Bairro Umarizal e é composta por pessoas carentes, com baixa renda e sem acesso a saneamento básico. Nessa visita a equipe do RONDON convidou os associados para participarem de um curso sobre Associativismo e Cooperativismo, a fim de aprenderem uma forma mais adequada e rentável para organizar a atividade que desenvolvem, melhorando assim a renda, as condições de trabalho e a qualidade de vida.

No período da tarde realizou-se a última etapa do curso sobre Educação Ambiental, realizado no Parque Ambiental de São Miguel do Guamá. O encerramento dessa atividade foi marcado pela doação de exemplares do livro Infantil “A História da Árvore e do Machado”, para professores do ensino fundamental que participaram do curso.

Projeto Rondon: trabalho com prazer

Projeto Rondon: trabalho com prazer

No domingo (14), a equipe RONDON visitou a comunidade de Santa Ana do Maraiteua, zona rural, onde estava ocorrendo o “Festival do Açaí”. Nesse dia, a equipe presenciou uma manifestação cultural local, com a presença de comidas típicas, a exemplo de vatapá, maniçoba, tacacá, açaí e derivados, além da música, cujo ritmo chama-se Carimbó, e dança. O RONDON realizou atividades recreativas com as crianças da comunidade, envolvendo brincadeiras e distribuição de brindes.

Interação com a comunidade infantil

Interação com a comunidade infantil

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta