
Começaram no dia 08 de julho e vão até o dia 19, as atividades do Projeto Rondon, Operação Forte do Presépio, no Estado do Pará. Nessa Operação a UESC participa como única instituição do Estado da Bahia, através da equipe composta por 8 alunos dos cursos de Administração, Ciências Sociais, Direito, LEA e História, e pelos professores Antônio Oscar Santos Góes e Adriana Lemos, ambos do curso de Administração. Eles estão atuando no município de São Miguel do Guamá (PA), compondo a equipe B. Além disso, o grupo contou com o apoio do Professor Guilhardes de Jesus do DCIJUR, para o êxito dessa missão.
O projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem por finalidade viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania.
As ações desenvolvidas observam as demandas locais do município nas áreas socioambiental, econômica e cultural, considerando ainda as diretrizes governamentais da região para, deste modo, executar e implementar os projetos de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia da produção de modo eficiente, objetivando a promoção do bem estar social, sustentabilidade da comunidade local, prosperidade econômica e desenvolvimento regional. Para tanto, os discentes envolvidos estarão ministrando três minicursos, quatro oficinas e um curso, todos sob a coordenação dos professores.
As oficinas versarão sobre Educação Profissional, Potencial econômico dos resíduos sólidos, Associações e Cooperativas em junção com práticas e ações sustentáveis como meio ocupacional, e a Nova Forma da Economia: a solidária. Também serão ministrados 3 minicursos intitulados Gestão e Educação Ambiental, Compostagem e Agricultura familiar – suas alternativas de subsistência local. Por fim, está previsto um curso sobre como elaborar projetos para a captação de recursos.
A principal intenção desta Operação é deixar um legado nessa região por meio do programa de capacitação elaborado, para que os agentes estejam preparados e sejam capazes de conduzir o avanço e desenvolvimento em sua localidade. Nesse sentido, o trabalho realizado pela equipe da UESC operaciona as ações da Operação Forte do Presépio e suas propostas trilham um caminho para o desenvolvimento da comunidade de São Miguel do Guamá.
Para janeiro de 2014, a UESC já está selecionada para a Operação Portal da Amazônia, e desenvolverá ações semelhantes no Município de Davinópolis, no Maranhão, no período de 25 de janeiro a 10 de fevereiro.
