Projeto Rondon: UESC é única Universidade da Bahia na Operação Forte do Presépio (Pará)

Equipe da UESC, formada pelos Profs. Antonio Oscar e Adriana Lemos, e os alunos Katiucia (LEA), Cristina (História), Rívia (Ciências Sociais), Tayrone (Administração), Marinara (Administração), Adrielle (Administração), Débora (Administração) e Érica (Direito)
Equipe da UESC, formada pelos Profs. Antonio Oscar e Adriana Lemos, e os alunos Katiucia (LEA), Cristina (História), Rívia (Ciências Sociais), Tayrone (Administração), Marinara (Administração), Adrielle (Administração), Débora (Administração) e Érica (Direito)

Começaram no dia 08 de julho e vão até o dia 19,  as atividades do Projeto Rondon, Operação Forte do Presépio, no Estado do Pará. Nessa Operação a UESC participa como única instituição do Estado da Bahia, através da equipe composta por 8 alunos dos cursos de Administração, Ciências Sociais, Direito, LEA e História, e pelos professores Antônio Oscar Santos Góes e Adriana Lemos, ambos do curso de Administração. Eles estão atuando no município de São Miguel do Guamá (PA), compondo a equipe B. Além disso, o grupo contou com o apoio do Professor Guilhardes de Jesus do DCIJUR,  para o êxito dessa missão.

O projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem por finalidade viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania.

As ações desenvolvidas observam as demandas locais do município nas áreas socioambiental, econômica e cultural, considerando ainda as diretrizes governamentais da região para, deste modo, executar e implementar os projetos de comunicação, meio ambiente, trabalho e tecnologia da produção de modo eficiente, objetivando a promoção do bem estar social,  sustentabilidade da comunidade local, prosperidade econômica e desenvolvimento regional. Para tanto, os discentes envolvidos estarão ministrando três minicursos, quatro oficinas e um curso, todos sob a coordenação dos professores.

As oficinas versarão sobre Educação Profissional, Potencial econômico dos resíduos sólidos, Associações e Cooperativas em junção com práticas e ações sustentáveis como meio ocupacional, e a Nova Forma da Economia: a solidária. Também serão ministrados  3 minicursos intitulados Gestão e Educação Ambiental, Compostagem e Agricultura familiar – suas alternativas de subsistência local.  Por fim, está previsto um curso sobre como elaborar projetos para a captação de recursos.

A principal intenção desta Operação é deixar um legado nessa região por meio do programa de capacitação elaborado, para que os agentes estejam preparados e sejam capazes de conduzir o avanço e desenvolvimento em sua localidade. Nesse sentido, o trabalho realizado pela equipe da UESC operaciona as ações da Operação Forte do Presépio e suas propostas trilham um caminho para o desenvolvimento da comunidade de São Miguel do Guamá.

Para janeiro de 2014, a UESC já está selecionada para a Operação Portal da Amazônia, e desenvolverá ações semelhantes no Município de Davinópolis, no Maranhão, no período de 25 de janeiro a 10 de fevereiro.

Rondonistas da UESC na abertura da Operação, na Universidade Federal do Pará, em Belém.
Rondonistas da UESC na abertura da Operação Forte do Presépio, na Universidade Federal do Pará, em Belém.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.