Rondonistas da UESC levam cidadania ambiental e alternativas de geração de renda a São Miguel do Guamá

foto4

A Equipe da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) segue realizando suas atividades na Operação Forte do Presépio do Projeto Rondon, no município de São Miguel do Guamá (PA). Na última quarta-feira (10), pela manhã, iniciou-se a oficina sobre potencial econômico dos resíduos sólidos, tratando das consequências desses resíduos na agressão ao meio ambiente, devido a sua difícil degradação, e dos problemas acarretados ao solo. O propósito da oficina foi trabalhar as possibilidades de reaproveitamento desses materiais, por meio do estudo de técnicas que visam proporcionar a oportunidade de geração de renda na venda de produtos construídos por meio da utilização desses resíduos.

foto1

No período da tarde completou-se o terceiro dia do curso de elaboração de projetos para captação de recursos, quando foram finalizados e apresentados projetos desenvolvidos pelos participantes e contextualizadas diversas propostas voltadas para o benefício da comunidade local. À noite, foi realizada a última etapa da oficina sobre educação profissional, que trabalhou aspectos relacionados à comunicação e ao marketing pessoal.

foto2Na manhã de ontem (11), pela manhã, ocorreu a última etapa da oficina de potencial econômico de resíduos sólidos, com aplicação de uma ação de responsabilidade envolvendo os alunos, a equipe de rondonistas e os professores coordenadores no parque ambiental onde estão sendo aplicados os cursos e suas respectivas atividades. Foi realizado o recolhimento de resíduos sólidos espalhados pela área, utilizando equipamentos de proteção e sacos de lixo para a coleta.

Na parte da tarde iniciou-se o curso de educação ambiental onde, além da apresentação teórica, foi incentivada a discussão do assunto por meio do diagnóstico e solução de problemas locais pelas equipes participantes.

A equipe segue no Município até o dia 19, quando retorna para Belém (PA) para a cerimônia de encerramento da Operação Forte do Presépio.

Rondonistas e participantes mostram o resultado da coleta de resíduos no Parque Ambiental de São Miguel do Guamá.
Rondonistas e participantes mostram o resultado da coleta de resíduos no Parque Ambiental de São Miguel do Guamá.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.