Sema realiza restauração produtiva em pequenas propriedades na cabeceira do Rio Colônia

 

itabuna-imagem-vinicius-borgesA Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza, desde o primeiro semestre de 2016, a implantação de 150 hectares de sistemas agroflorestais (SAF) em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs) de pequenas propriedades rurais e assentamentos de reforma agrária que estão localizados ao longo da Bacia do Rio Cachoeira. A ação é fruto de contrato celebrado através do Plano de Revitalização do Rio Cachoeira, do Programa de Desenvolvimento Ambiental da Bahia – PDA Bahia, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Entre os dias 29/08 e 02/09, a equipe técnica da Sema fiscalizou e acompanhou as atividades em andamento na cabeceira do Rio Colônia, desenvolvidas pela empresa responsável pela execução do contrato na região e que nesta etapa envolve a participação de 160 famílias dos municípios de Itororó, Ibicaraí, Itabuna e Ilhéus, entre assentamentos e pequenos agricultores rurais.

Para o diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueredo, a restauração da Bacia do Rio Cachoeira é essencial para garantir o fornecimento de água para os municípios da região. “Restaurar as nascentes e matas ciliares do Rio Colônia é o primeiro passo para melhorar a quantidade e qualidade da água na bacia do Rio Cachoeira, queremos que essas áreas sejam demonstrativas para os demais agricultores da região. O envolvimento da família agrícola nas atividades de restauração é condição mínima para adesão ao Plano de Revitalização do Rio Cachoeira, para que os agricultores tornem-se protetores da floresta”, destacou.

Os pequenos agricultores da cabeceira do Rio Colônia, município de Itororó, foram contemplados com a realização gratuita do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) através do Programa PDA da Sema, agora recebem insumos, kits de EPI e restauração, além de orientação técnica e mão de obra quando necessário, para realizar a recuperação da APP e Reserva Legal de suas propriedades.

 

Fonte: Sítio Secretaria do Meio Ambiente – SEMA/BA.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.